Tecnologias que vão mudar o mercado imobiliário

A tecnologia – que essencialmente é a aplicação do conhecimento científico em constante crescimento – tem vindo a revolucionar todas as áreas da nossa vida, e o mercado imobiliário também não fica de fora no que diz respeito à utilização das novas tecnologias para facilitar a construção de casas e a compra das mesmas por parte dos consumidores. Algumas destas novas tecnologias, algumas já existentes e outras presentes brevemente neste mercado, são surpreendentes.

Construção de casas com impressoras 3D

Atualmente já muitos itens já são construídos através de impressoras 3D, e podemos pensar que construir uma casa através deste método parece ficção científica. No entanto, em Março de 2018, uma impressora 3D conseguiu realizar o prodígio de construir uma casa de raiz em apenas 24 horas, através de uma parceria da ONG New Story com a startup ICON.

Este processo é extremamente útil e rápido para casas pequenas, mas em poucos anos poderemos ver vivendas construídas através de uma impressão 3D. Todo este processo assemelha-se, na construção, às casas modelares.

Inteligência artificial para o marketing digital

O marketing é extremamente importante para encontrar a melhor casa para cada pessoa em particular. Brevemente, a inteligência artificial poderá recolher todos os dados importantes envolvidos no processo, de modo a que cada cliente receba a melhor oferta adequada aos seus desejos e necessidades.

Em vez de termos o agente imobiliário a fazer esse trabalho de recolher e analisar dados, especialmente sobre a melhor localização para o seu cliente, a inteligência artificial consegue realizar esse levantamento quase instantaneamente e com uma precisão praticamente infalível.

Tour 360 de imóveis com mobiliário

Para evitar deslocações por vezes longínquas por parte dos compradores, o tour 360, já em utilização por parte de algumas agências imobiliárias, é uma boa opção. Sentado no sofá de sua casa, o cliente pode ver as casas com todos os detalhes através do seu computador ou portátil.

A novidade é que em breve essas visitas virtuais poderão ser acompanhadas por uma mobília virtual já instalada na habitação, para que o comprador possa alterar a disposição da mesma nas várias divisões e fazer os seus cálculos sobre se realmente a casa vale a pena ser comprada ou não.

Trata-se da realidade aumentada, e com uns simples óculos é possível visualizar uma casa que na realidade está vazia como se tivesse mobília e eletrodomésticos. Por incrível que possa parecer, algumas empresas já iniciaram estes tours 360 completos, embora ainda numa fase embrionária.

A Internet dominará o mercado imobiliário

Atualmente, todos os agentes imobiliários e as empresas para os quais trabalham sabem que a Internet é uma necessidade do negócio e não uma simples opção. É essencial para quem quer vencer no mercado imobiliário possuir um site, ter o seu negócio e os imóveis disponíveis presentes no Google Maps para que o cliente consiga visualizar as redondezas da habitação, estar registado em todas as principais redes sociais e muito mais, incluindo ter contactos para comunicação rápida entre o agente imobiliário e o potencial comprador no WhatsApp, Instagram, Telegram, etc.

O futuro deste mercado passa cada vez mais pela Internet, e todos os canais disponíveis na web para a promoção da empresa e das suas casas, e para uma comunicação eficaz e rápida com os clientes, é extremamente importante e, podemos mesmo dizer, indispensável. Todos estes canais estão em constante evolução, pelo que é recomendável ter sempre conhecimento de todas as novidades do mundo digital.