Dicas para comprar um terreno

Muitas pessoas têm o sonho de criar uma casa de raiz, partindo da compra de um terreno adequado. No entanto, para comprar um lote de terra onde irá criar a casa que sempre pretendeu ter, necessita de ter muitas variáveis em consideração, para que o projeto não arranque logo mal.

Geologia e características do terreno

Primeiro, necessita de saber as características do terreno. As características do solo são essenciais para as fundações, sendo extremamente importante evitar lençóis de água, declives pouco seguros ou zonas afetadas periodicamente por temporais.

Um solo consistente e forte, numa zona temperada, ou que pelo menos não enfrente desastres naturais periodicamente, é algo a ter em conta na compra de um terreno. Solos lamacentos ou com lençóis de água são algo a evitar de todo.

Tenha em consideração também a posição do Sol. Se for possível, a construção deverá ficar de frente para o nascer do sol.

Tamanho do lote

Antes de comprar o terreno, precisa de ter uma ideia da casa que pretende construir. Sendo assim, compre um lote adequado às suas necessidades – nem muito grande nem demasiado pequeno. Dado que quanto maior for o lote de terra, mais impostos irá pagar, é fundamental comprar o terreno com as dimensões que realmente necessita.

Custo do terreno

Os lotes variam de cidade para cidade, do litoral para o interior. Quanto mais perto do mar, mais caro fica um terreno e, da mesma forma, quanto mais populosa a zona, mais caro o terreno. Os preços não são os mesmos em todos os lugares, pelo que é importante definir de antemão onde pretende viver e, se caso a situação profissional permita, se não seria bom para si mudar para uma cidade mais barata, ou para uma vila mais calma, onde possa iniciar uma nova vida. Se isto for impossível, procure um terreno nos arredores da cidade onde pretende viver, pois são mais baratos, e não perto do centro da mesma.

Cada município cobra diferentes preços pela compra de lotes de terra, pelo que é de grande valia analisar os preços e também a burocracia necessária, que igualmente tende a variar de concelho para concelho. Estas informações encontram-se no PMOT (Plano Municipal de Ordenamento do Território), presente no website oficial de cada município.

Plano Diretor Municipal

O PDM (Plano Diretor Municipal), que faz parte do PMOT, é onde poderá encontrar todas as regras sobre o terreno. Nele, encontrará a informação se o lote de terra que pretende adquirir se encontra classificado como Solo Urbano Urbanizado ou Solo Urbano Urbanizável. Se estiver classificado como Solo Rural, será necessária muita mais burocracia e procedimentos para que possa realizar obras de construção, pelo que esta última classificação é de evitar.

Qualidade de vida na zona

Antes de comprar o terreno, pesquise sobre o que se encontra ao seu redor. Saiba se tem supermercados próximos, escolas para os filhos, lojas, etc. Tenha também em atenção a segurança da área. Se for necessário, fale com pessoas que vivem na zona para que as mesmas lhe possam informar sobre como é viver onde você pretende comprar um terreno para criar uma casa.