Como pintar a casa sem a sujar

Há alturas em que preferimos delegar essa tarefa para um pintor; outras vezes, quer seja por prazer ou por razões económicas, tomamos a decisão de sermos nós a fazê-lo. Neste caso, há indicações para não deixar sujidade pelos cantos.

Não é uma tarefa fácil, mas muitas pessoas abalançam-se a fazê-lo, ou porque a ideia de pintar as atrai, ou porque o dinheiro não é o suficiente para entregar o trabalho às mãos de um pintor. Seja qual for o motivo, antes de começar a pintar tenha em conta certas regras para trabalhar sem sujar. Vejamos algumas ideias:

1. Retire quadros, espelhos e cortinas. Caso se tenha esquecido de o fazer, passe de imediato um pano limpo humedecido com água.

2. Cubra os móveis, rodapés e chão com papéis ou lençóis, e prenda as pontas com fita adesiva. Nunca use plásticos para cobrir o chão, já que é um material muito escorregadio e pode causar-lhe algum tropeção.

3. Tape as tomadas com fita adesiva, pintando, não obstante, as bordas com um pequeno pincel.

4. Para não borrar a pintura, deite pequenas quantidades num balde, previamente forrado com papel de alumínio. Este material mantém limpo o recipiente; lembre-se de retirá-lo quando tenha terminado.

5. Ao pintar o teto, para que não escorra tinta, coloque no cabo da trincha um prato de cartão.

6. Depois de terminar a árdua tarefa, e enquanto a tinta ainda não está seca, certifique-se de examinar todos os cantos da divisão da casa que pintou, antes de passar para outra, de modo a certificar-se de que não existe nenhuma tinta ainda fresca, e que secará rapidamente, num local que não seja a parede.