Como acabar com as infiltrações e humidades em casa

As infiltrações e humidades atacam as residências principalmente no inverno, devido ao contraste entre as temperaturas – mais quente no espaço interior de sua casa do que no exterior – e às chuvas, que se estendem até à primavera. A falta de ventilação em casa agrava o problema, pois todos temos tendência a fechar as janelas no tempo frio, permitindo que o vapor de água do banho se espalhe pela casa bem como os odores quentes dos cozinhados.

Impermeabilização

A impermeabilização da sua casa é o factor a ter em conta em primeiro lugar. As telhas no seu telhado – ou qualquer outro revestimento no mesmo – necessitam de estar a cumprir a função para a qual foram desenhadas. Neste caso, caso encontre alguma infiltração de água no teto na sua residência, precisa de contratar um profissional para fazer uma vistoria geral, de modo a substituir telhas partidas ou com defeitos por novas.

Condensação

A condensação ocorre quando o valor de água entra em contato com superfícies mais frias, sendo especialmente notória nas paredes e no teto. Provavelmente, já reparou o teto da sua casa de banho e as paredes próximas da mesma costumam ficar enegrecidas nos períodos mais frios do ano. Isso ocorre devido à proliferação de fungos que criam enormes manchas de bolor.

Uma ventilação eficaz é necessária nesses casos, através do ar condicionado. Também poderá utilizar um desumidificador ou, simplesmente, manter uma janela aberta todos os dias para a circulação de ar. A iluminação solar, com os seus raios ultravioletas, também ajudam a destruir os fungos, evitando que se multipliquem. Neste último caso, janelas grandes são necessárias.

Capilaridade

Existe um fenómeno de humidade mais raro: a capilaridade. Trata-se de humidade ascendente, que nasce a partir do solo e sobre através das paredes. Afeta principalmente os rodapés e as paredes, e é provocada pela evaporação da água que deixa danos visíveis nas partes mais baixas de uma divisão. Existe atualmente um sistema de injeção de resinas nas paredes afetadas por este problema que resolve completamente a capilaridade.

Fugas de água

As fugas de água são mais comuns em residências antigas, em que na altura da construção não estavam em vigor os planos e exigências rigorosos de saneamento atualmente existentes. Causam infiltrações, principalmente através dos tubos de canalização e evacuação das águas para os esgotos.

O problema mais comum aqui são rupturas nas ligações dos canos ou fissuras nos mesmos, principalmente através da ação da fadiga. A substituição dos canos fatigados por novos é a solução adequada, sendo que para problemas de esgotos deve-se contratar um profissional devido à natureza mais problemática da infiltração que requere uma intervenção com ferramentas próprias para o mesmo.